quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Faça você mesmo...

Couve lombarda é decoração de Natal

Realizou-se no dia 11 de Dezembro, na sede da Associação de Padornelo, uma oficina de decorações de Natal, onde se privilegiou a criatividade e a habilidade dos participantes.
A oficina foi orientada pela professora Rosa Duarte, docente de EVT na EB 2,3/S de Caminha.
No centro do salão principal, havia uma mesa comprida, cheia de materiais que iriam ser utilizados pelos participantes, que aprenderam que se pode fazer um belíssimo centro de mesa a partir de uma couve lombarda ou um surpreendente arranjo de flores, se mergulharmos as flores e deixarmos os caules de fora.
Além disto, os presentes puderam construir anjos e estrelas de papel, sendo que as estrelas se construíram exclusivamente a partir de técnicas de dobragem, sem recurso a
tesouras
ou a colas.
A Associação agradece a presença de todos os participantes.

Jornal Noticias de Coura - Carla Lima

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Faça Você mesmo...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Faça você mesmo as decorações (e as prendas?) de Natal

    No dia 11 de dezembro, domingo, a partir das 14h30m, a Associação Cultural promove uma oficina de manualidades, monitorizada pela professora Rosa Duarte, de Caminha.
     A partir de alguns materiais de desperdício (folhas de jornais velhos) e outros, os participantes aprenderão a fazer estrelas, anjos e outras decorações natalícias, poupando, desta forma, tempo e dinheiro, já que poderão levar as suas criações para casa.
     A Associação está a preparar esta tarde com muito empenho e espera que os participantes se inscrevam com antecedência, para tomarem conhecimento dos materiais que, no dia, irão ser utilizados: acrdpadornelo@hotmail.com ou 961678365.

sábado, 26 de novembro de 2011

Ginástica na sede da Associação

    Arrancou na penúltima semana de Novembro mais um desafio associativo: promover a prática do exercício físico, através das aulas de ginástica, dadas pela monitora Vânia Coutinho.
    Às 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras, das 18h45m às 19h30m, a sede da Associação estará aberta para aqueles que se inscreverem nesta modalidade e para todos os que quiserem, a qualquer momento, experimentá-la.
    Na primeira semana, o salão encheu com quase vinte participantes, que se mostraram satisfeitas com a energia da monitora, com o horário e com o espaço disponíveis e com a proximidade geográfica, já que são, na sua maioria, de Padornelo, Moselos, Parada e Vila.
    As participantes mostraram-se “enferrujadas” (nem todas, é certo!), mas entusiasmadíssimas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

IV Jogos Amizade

    Pelo quarto ano consecutivo, a Associação fez-se representar neste evento, que mistura o desporto com algumas tradições e que, acima de tudo, se impõe como um pretexto para o convívio entre as Associações do nosso concelho.
    A equipa da nossa Associação foi constituída por dez Padornelenses que levaram até ao pavilhão gimnodesportivo a boa disposição e a vontade de vencer. No entanto, parece que a boa disposição foi bastante superior à vontade de vencer e, por isso, a equipa não se conseguiu qualificar.
    A Associação agradece a todos os elementos que fizeram parte da sua equipa e da sua claque.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Magusto na Associação



No passado dia 6 de novembro, realizou-se o tradicional Magusto, em Padornelo, dinamizado pela Associação Cultural.
Tal como já havia sido anunciado, a tarde foi preenchida por várias atividades, dando-se destaque às castanhas e aos jogos tradicionais, tão típicos da época de São Martinho.
Alguns elementos da Associação que pertencem aos “Amigos da Farra” inauguraram o Magusto com uma arruada de bombos, mostrando grande entusiasmo por esta nova modalidade.




 
Lúcia e Jacinta Carvalho e Paulo Pereira constituíram o júri que provou os vários pratos concorrentes ao concurso de receitas com castanhas. e emitiu o veredito final:
1.º lugar ―› Augusta Gentil, dos Tojais, com um parto de rojões com castanhas.
2.º lugar ―› Clara Araújo, do Sobreiro, com um frasco de compota de castanha.
3.º lugar ―› Joana, Marta e Inês Loureiro, dos Tojais, com um bolo de castanhas.
Algumas senhoras de Padornelo estiveram na sede da Associação durante a tarde e fizeram, para quem quis aprender, marmelada, geleia e doce de abóbora. Clara Araújo, Emília Barreiro, Felisbela Vaz e Maria Custódia Pereira foram as responsáveis por esta doçaria.
A tarde ficou completa com alguns momentos de competição. Cerca de 30 pessoas organizaram-se em equipas de quatro elementos e disputaram uma animada série de jogos tradicionais, onde não faltou uma animada corrida de sacos, corrida com arcos, uma prova de tiro às latas, o jogo do chavelho entre outros.

A Marlene, o Roberto, a Catarina e o Eduardo ficaram em primeiro lugar, mas todos se divertiram.






Algumas imagens dos jogos tradicionais


  


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Concurso



Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo
Regulamento do Concurso “Receitas com castanhas”

I. Descrição e âmbito do concurso
O concurso é promovido pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo, tendo como objectivos assinalar o São Martinho; valorizar a castanha, enquanto fruto da época; e promover a criatividade gastronómica.

II. Destinatários
O concurso está aberto a todo o público.

III. Tema
O concurso subordina-se ao tema “Receitas com castanhas”.

IV. Prazo da inscrição
Os concorrentes devem inscrever-se até ao dia 5 de Novembro, através do número 961678365, ou do correio eletrónico  acrdpadornelo@hotmail.com.

V. Especificações do concurso
·     Cada participante apresentará um prato confecionado com castanhas.
·     O participante deverá disponibilizar a receita do prato apresentado.
·     O participante poderá, se for da sua vontade, confecionar o seu prato na cozinha de Associação, no dia do concurso.
VI. Prémios
Os prémios serão atribuídos segundo a qualidade e apresentação dos pratos, aos três primeiros classificados.

VII. Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados no próprio dia do concurso, dia seis de Novembro.

VIII. Júri
O júri é composto por pessoas isentas e idóneas, não participantes no concurso.
Qualquer situação omissa no presente regulamento será da responsabilidade da organização e do júri.

Padornelo, 15 de Outubro de 2011

Concurso "São Miguel em Quadras"

As quadras vencedoras são da autoria do Sr. Armando Manuel Dantas. 
O resultado foi divulgado no decorrer da desfolhada à moda antiga. Eis as quadras: 

Era lindo o “São Miguel”
Com bonitas tradições
E não se falava em crise
Nem havia manifestações.

Padornelo tinha por tradição
Ser o celeiro do Minho
Colhia muito milho e feijão
E a boa pinga de vinho.

Havia gosto e vaidade
Com o gado bem tratado,
Com o carro a assobiar
E o jugo envernizado.

Quando o sino tocava,
Era a hora do meio-dia
E toda a gente rezava
À Virgem Santa Maria.

Comia-se e bebia-se
Do nascer ao pôr-do-sol.
Não havia diabetes
Nem havia colesterol.

Ó gente toda batei palmas
Do fundo do coração
A esta gente bem formada
Da nossa associação.


Podem ver aqui todas as quadras participantes

Desfolhada

Associação evoca lavoura de antigamente

Para alguns elementos da Associação Cultural, a tradicional actividade da Desfolhada traduziu-se num fim-de-semana em grande! No sábado, depois do almoço, sob um sol escaldante, dirigimo-nos ao campo da Senhora do Amparo, para cortarmos o milho que a respectiva Confraria tinha semeado. Por carolice, fomos a pé e trajados à moda antiga.
Já no campo, ainda cantámos alguma coisinha e fomos molhando a garganta com uma pinga de vinho, servida numa malga que foi passando de mão em mão. Para manter a tradição. Com estas e com outras, não apareceu mais ninguém para nos ajudar, mas o trabalho ficou feito e o milho veio para a sede da Associação, à espera daqueles que, no dia seguinte, o viriam desfolhar.
No domingo, o trabalho começou com um curto desfile, encabeçado por uma magnífica junta de vacas, que puxou o carro com o último milho para a desfolhada. Nos dias que correm, já não é fácil encontrarmos animais que “saibam cangar”, mas, de Casaldate, da vizinha freguesia de Parada, chegou-nos essa preciosa ajuda. À chegada, virou-se o carro, como se fazia antigamente, segundo ouvimos dizer. Os participantes na desfolhada, na sua maioria, também estavam trajados à moda antiga e os que não estavam trabalharam com o mesmo empenho, até ao fim, momento em que se fez a meda.
Depois, todos os presentes assistiram à actuação do Grupo Etnográfico de Paredes de Coura. Foi, como se costuma dizer, a cereja em cima do bolo, porque a afinação das cantigas e a beleza das danças a todos encantaram, dando provas do bom momento do grupo.
No intervalo, fez-se a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso das Quadras de São Miguel, pelas mãos da vereadora Alexandra Marinheiro e do Eduardo Cerqueira. Armando Manuel Dantas, cujas quadras já publicámos, ganhou o primeiro prémio; Maria do Carmo Fernandes Barbosa, de Mozelos, o segundo; e os utentes do Centro Social de Padornelo, o terceiro. A organização agradece todas as participações.
Finalmente, a tarde acabou com muita música e com a merenda, onde não faltaram os bolos do tacho e os quadradinhos de chocolate muito grosso, a fazer lembrar aquele de antigamente.
A riqueza desta actividade não cabe neste texto, pelo que, se houver oportunidade, ainda poderemos voltar ao assunto, em edições futuras.

 Carla Lima
Notícia do jornal NOTÍCIAS DE COURA






sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ida à Nossa Senhora da Peneda

Faz hoje uma semana que um grupo de 12 Padornelenses foram a pé à Peneda, cumprindo uma das tradições do início de Setembro. A Márcia era o elemento mais jovem (mas já passou os 20!) e o sr. Abel era o mais maduro (porque já passou os 60!), mas as diferenças ficaram por aí. Com algumas peripécias, sustos e chuva pelo meio, o grupo, à chegada, salientou a boa camaradagem; a devoção e o espírito de sacrifício necessários a quem se propõe esta caminhada e a paisagem magnífica com que a Senhora da Peneda abençoa aqueles que a procuram.
Este grupo de Padornelenses foi apoiado pela Associação Cultural da nossa freguesia. Assim, tiveram assistência nos pontos estatégicos do percurso e almoço à chegada, preparado com carinho, pela Luísa, e que tão bem soube no meio daquela Natureza tão verdejante."

Concurso - São Miguel em Quadras

Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo
Regulamento do Concurso “São Miguel em Quadras”

        I.            Descrição e âmbito do concurso
O concurso é promovido pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo, tendo como objectivos assinalar o mês das colheitas, reavivar a expressão “fazer o São Miguel” e divulgar os trabalhos, os produtos e os costumes desta época, no concelho de Paredes de Coura, em geral, e nas suas vinte e uma freguesias, em particular.

      II.            Destinatários
O concurso destina-se a todas as pessoas que quiserem participar.

    III.            Tema
O concurso subordina-se ao tema “O São Miguel em Paredes de Coura”.

   IV.            Prazos
Os trabalhos devem ser enviados pelos Correios até ao dia 30 de Setembro ou entregues em mão ou por correio electrónico  até ao dia 02 de Outubro. “Associação Cultural de Padornelo, Lugar da Valinha, 4940-413 Padornelo”. acrdpadornelo@hotmail.com

     V.            Especificações do concurso
·      Cada participante apresenta um mínimo de três quadras e um máximo de seis.
·      As quadras têm que ter algum tipo de rima.
·      Cada participante tem que usar, obrigatoriamente, a expressão “São Miguel” e o nome da freguesia de Paredes de Coura a que se refere, na mesma quadra ou separadamente, pelo menos uma vez, ao longo do trabalho.
·      O trabalho não pode mencionar mais do que uma freguesia.
·      A folha das quadras é assinada com um pseudónimo.
·      Numa folha à parte, deverá escrever-se a identificação do concorrente, com um contacto.
·      Cada concorrente poderá participar no máximo com três pseudónimos.

   VI.            Prémios
Os prémios serão atribuídos segundo a qualidade dos trabalhos, aos três primeiros classificados.

 VII.            Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados no mês de Outubro. A organização reserva o direito de posse das quadras, podendo publicá-las, musicá-las, etc.

VIII.            Júri
O júri é composto por pessoas isentas e idóneas, não participantes no concurso.



Qualquer situação omissa no presente regulamento será da responsabilidade da organização e do júri.
Padornelo, 30 de Agosto de 2011
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Padornelo

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Noite Cultural de apoio ao menino Tiago

Já passou mais de uma semana desde a Noite Cultural dedicada a todos aqueles que quiseram contribuir para a causa do Tiago, mas as emoções ainda continuam bem vivas.
Padornelo e Parada uniram esforços e apresentaram um espectáculo simples, variado e bem-disposto, protagonizado por miúdos e graúdos que vestem as camisolas das Associações e se prontificaram, desde o primeiro momento, a participar nesta inciativa, que rendeu mais de dois mil euros, depois da soma da bilheteira, dos cabazes que foram arrematados nessa noite e da receita do bar do Torneio de Futsal de Padornelo, referente uma das noites do referido evento desportivo. 
Para além do benefício financeiro, ficaram, sobretudo, as emoções: a generosidade e a solidariedade dos courenses em relação à família desta criança; as lágrima da sua madrinha ao receber a tela que pintámos ao longo da noite e que quisemos oferecer e, sobretudo, o sorriso do Tiago, nas fotografias que foram projectadas aquando da canção final. Como cantávamos no refrão: "A nossa vontade pode mais do que o maior temporal. A nossa vontade vale mais, quando tem um ideal."

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Noite Cultural de apoio ao menino Tiago

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Noite Cultutal de apoio ao Tiago

sábado, 30 de julho de 2011

Campeão IX Torneio Futsal Padornelo - Verão 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Final IX Torneio Futsal - Padornelo 29 Julho 2011

Resultados MF 26 / 07 / 2011 ( Terça feira )

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meia Final 26 / 07 / 2011 ( Terça feira )

Resultados QF 22 / 07 / 2011 ( Sexta feira )

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Circular 002

Cartaz Festas Senhor Ecce Homo - Padornelo

Festa Senhor Ecce Homo ( Jogo chavelho )

Resultados QF 21 / 07 / 2011 ( Quinta feira )

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quartos Final - 22 / 07 / 2011 ( Sexta feira )

Quartos Final - 21 / 07 / 2011 ( Quinta feira )

Resultados jogos 014 / 015 / 016 ( Terça feira 19 / 07 / 2011 )

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Circular 001

Jogos 19 de Julho de 2011 ( Terça feira )

sábado, 16 de julho de 2011

Resultados jogos 011 / 012 / 013 (Sexta feira 15 / 07 / 2011)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Jogos 15 de Julho de 2011 (Sexta feira)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vamos apoiar o MENINO TIAGO

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Classificações Gerais

Resultados



sexta-feira, 8 de julho de 2011

                                       Informação

Caso as condições climatéricas não permitam a realização dos jogos agendados para hoje, estes serão adiados para o próximo dia  11 de Julho de 2011 (segunda feira), mantendo o mesmo horário.

A Organização.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jogos dia 8 de Julho 2011 ( Sexta feira )

Resultados 06 Julho 2011. Jogo 003 / 004 / 005

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jogos 6 de Julho 2011

Resultados 4 Julho 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

Calendário Torneio Futsal - Verão 2011

 

© 2009 | A.C.R.D.Padornelo | Por TPV